25.4.15

Para domingos preguiçosos!





A última quinzena do Dorie às Sextas foi complicado. A massa de brioche que tem que se fazer na véspera, uma massa que é temperamental como diz a Susaninha, volta para aqui e volta para ali, a Dorie tem sempre o dom de nos brindar com receitas que nos levam a sair da zona de conforto, ou então com a simplicidade de um bolo de maçã.


Esta quinzena a proposto foi um Bolo de Maçã e Côco (Apple Coconut Family Cake). Embora eu associe sempre maçãs a Outono e a Inverno, um bolinho da mesma vem sempre a calhar. Houve uma altura que fazia sem parar bolos de maçã. Tentava sempre experimentar receitas diferentes em busca do melhor. Pessoalmente acho que os bolos de maçã primam pela simplicidade e pela facilidade, mas ainda assim não é fácil de encontrar um que se diga é este.


Apesar de ter adorado este bolo, será para repetir muitas vezes quando houver mais maçãs para gastar na fruteira, ainda não é aquele que arrebata a minha paixão. Mas eu sei que um dia vou encontrar!!


E se têm dúvidas, por experimentem por sem dúvida é um bolo muito rápido de fazer, e mais ainda de comer!


Bolo de Maçã e Côco 
(Apple Coconut Family Cake do livro Baking de Dorie Greenspan)
Tradução da receita: Susana Figueiredo








Ingredientes:
- 130 gramas de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de canela
- 1/4 colher de chá de sal
- 3 maçãs descascadas e descaroçadas
- 2 ovos grandes à temperatura ambiente
- 100 gramas + 2 colheres de sopa de açúcar
- 125 gramas de iogurte grego
- 6 colheres de sopa de um óleo sem sabor (canola ou cártamo, por exemplo)
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- 50 gramas de coco ralado
- 1/2 chávena de geleia de maçã (usei geleia de marmelo)

Execução:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de mola com 23 cm de diâmetro (usei um tabuleiro de 20x30 aprox.) e polvilhá-la com as 2 colheres de sopa de farinha. Reservar.

Misturar bem a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal. Cortar duas maçãs em cubos pequenos e uma em fatias finas. Rservar, cobrindo com película aderente.

Numa taça grande, bater os ovos com o açúcar durante um minuto. Juntar o iogurte, o óleo e a baunilha ebater durante mais um minuto. Envolver a mistura de farinha com uma espátula. Juntar a maçã em cubos e o coco, envolvendo bem, e deitar a massa na forma, alisando-a bem. 

Decorar com as fatias de maçã e polvilhar com o açúcar. Levar ao forno durante 45-50 minutos ou até o topo estar caramelizado e uma faca inserida no centro sair seca. 
Retirar o forno e deixar arrefecer durante 20 minutos na forma. Entretanto, preparar a cobertura, aquecendo a geleia com um pouco de água até ficar líquida. 

Desenformar o bolo para um prato de servir e cobri-lo com a geleia.









Sou uma fanática do côco. É daquelas coisas que me fazem viajar no tempo e me trazem memórias de outras gulodices. Quando vi a receita na diagonal, tinha dito que não me podia escapar.

Os domingos constam no meu calendário como dia de trabalho e como tal, os meus domingos, são as quintas feiras. Pela rapidez, pela simplicidade e pelo resultado final, é um bolo que vale a pena fazer. 







Que me dizem a uma fatia? 

Bom fim de semana!

10 comentários:

  1. Adoro bolos com maçã!
    Aceito uma fatia, sim ;)

    ResponderEliminar
  2. Digo que sim... Também participei esta semana no Dorie às Sextas. Este bolo é divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dorie-as-sextas-e-um-bolo-de-maca-e.html

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo. Certamente irresistível......, adoro bolos com maçã
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Lá por casa venceu e convenceu-nos este bolo, mas certamente que bolos de maçã não ficarão por aqui. As fotos estão lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa repetem-se bastante!
      Não descobri ainda o melhor de sempre!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Querida Bundette,
    Pois eu sou como tu. Ando há anos em busca do bolo de maçã perfeito e já adorei muitos, mas o perfeito, perfeito, ainda está por aparecer. Acho que o bolo de maçã perfeito é como o Príncipe encantado... não existe, lol!!
    Mas olha, perfeito, ou não, este agrada-me e muito, ou não fosse eu louquinha por coco!
    Uma grande beijoca aos 3,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha eu fazia um que levava açúcar amarelo, e era cozido numa forma de bolo inglês. Fiz tantas vezes o raio do bolo que enjoei. Este parece um bom substituto, mas ainda não foi o melhor dos melhores!!
      E ja sabes que tb sou como tu, doida por coco, né?
      Beijinhos

      Eliminar