30.4.15

Algo de indulgência...










O facto de deixar tudo para a última da hora é tipíco meu. Não que faça de propósito, mas nem sempre as coisas jogam a meu favor. Amanhã faço... Ou talvez depois, mas faço... Acabo por fazer porque meti na cabeça que sim e ponto. Mas faço-o sobre uma tensão enorme, porque nunca sei se depois consigo.


Um dia de folga passado em casa em volta das "coisas"... leia-se cozinha e restante casa. Uma parte da receita adiantada, e outra por finalizar. Se não começo, não sei se acabo e lutando contra o tempo, o resultado final aparece.


Ora como o chocolate é o tema deste reto mensal, e eu que não gosto nada e sou também parte das estatísticas que dizem que não, não me resisti. E foi a desculpa perfeita para experimentar uma receita que vi na SAVEUR, que andava há eternidades a chatear o Tico e o Teco! (risos)


Haveria muitas maneiras de definir o chocolate... Haverá muitas maneiras de definir a mistura chocolate e caramelo.... A única que eu consigo encontrar é de sublime indulgência! E olhem que me deu para ver qual era o verdadeira significado da palavra indulgente... E qual não é meu espanto quando vejo que tem a ver com o acto de ser benevolente, perdoar, ser tolerante... Pois agora entendo... Há que ser muito indulgente para perdoarmos semelhante pecado da gula!!




Tarte de Chocolate e Caramelo
(receita retirada da SAVEUR)






Ingredientes:

Para a massa:
- 130 gramas de farinha
- 60 gramas de amêndoa moída
- 40 gramas de cacau em pó s/açúcar
- 140 gramas de manteiga sem sal amolecida
- 60 gramas de açúcar em pó + 2 colheres de sopa
- 2 gemas
- 1/2 colher de chá de extracto de baunilha

Para o caramelo:
- 300 gramas de açúcar
- 3 colheres de sopa de glucosa (na receita original xarope de milho)*
- 6 colheres de sopa de água
- 1/4 de colher de chá de sal
- 6 colheres de sopa de nata MG> 30%
- 1 colher de sopa de crème frâiche espessa
- 85 gramas de manteiga sem sal temperatura ambiente

*(na falta de xarope de milho, traduzindo da receita, coloquei a glucosa. Não conhecendo o produto em si sugerido na receita, optei por usar a glucosa porque tinha em casa e porque sei que normalmente é usado para receitas de caramelo, para desta maneira impedir que cristalize, dando também uma textura muito mais compacta).

Para a ganache de chocolate:
- 125 ml de natas MG>30%
- 115 gramas de chocolate de 70%
- Flor de sal para servir








Execução:

Para a massa
Misturar a farinha, o cacau e o sal numa taça e reservar. Bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura pálida e esponjosa. Juntar o extracto de baunilha e as gemas de ovo. Adicionar a mistura seca. E mexer até incorporar bem.

Colocar esta massa directamente sobre uma forma com fundo amovível, rectangular no meu caso, ou redonda de 23 cm, polvilhada com farinha. Espalhar a massa com a ajuda de uma colher, tapando bem os cantos. Refrigerar durante 30 minutos.

Picar com um garfo a tarte e levar ao forno durante 20 minutos ou até que a massa esteja cozida.


Para o Caramelo:
Num tacho colocar o açúcar, a água, a glucosa, e o sal. Levar ao lume e deixar que comece a ferver. Mexer o tacho ocasionalmente e quando atingir 170ºC (naquela altura que tem uma cor dourada escura e começa a deitar fumo), retirar do lume e adicionar as natas, a crème fraiche e a manteiga.

É normal que salpique um pouco devido às diferenças de temperaturas. Mexer bem e incorporar estes ultimos elementos no caramelo. Colocar o caramelo dentro da forma de tarte e deixar repousar 4-5 horas.( Eu deixei repousar 1 hora no frigorífico arrefecendo ligeiramente o caramelo antes).


Para a ganache:
Picar o chocolate finamente e colocar numa taça. Ferver as natas e juntar ao chocolate. Deixar repousar durante um minuto e mexer em seguida com a ajuda de uma espátula de modo a obter uma textura homogénea e lisa.


Colocar a ganache sobre o caramelo e alisar a superfície com uma espátula. Deixar no frigorífico durante 4-5 horas. Servir frio e salpicado com flor de sal.








Desde que vi uma foto parecida com esta, que a minha alma inquieta não parou sossegada. E precisava só de um motivo... Ou a desculpa para isso! Ou precisava simplesmente de tempo e disposição, porque quando quero faço e já está. Seja pelo lado guloso, seja pelo lado mais didático, ou seja aprender alguma coisa nova. 

O chocolate nunca me decepciona. Mas se o misturamos com caramelo...








Depois de uma fatiazinha, muito pequenina desta tarte, acabou-se a minha capacidade de ser indulgente.... Não há perdão possível por não resistir à tentação... E é como dizem por aí: Eu resistir, resisto...Agora se me empurram...!! (risos)


Vocês resistiam?

19 comentários:

  1. Mena Maria, isso faz-se? Estou aqui eu com uma sandocha de aeroporto e prestes a ficar fechada num avião durante 10 horas (= comida de avião) e tu publicas uma coisa destas??? Estou a brincar, querida, mas esta tua receitinha não me escapa!!! Beso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto... Sê indulgente comigo Susaninha!!
      Eu não sabia que ias despegar e passar por esse sofrimento! Olha, fechas os olhos, e fazes de conta! Pode ser?
      Besito

      Eliminar
  2. Que delicia Mena, super decadente,

    beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Nem sei que te diga ,adoro chocolate e adoro caramelo.
    Essa tarte ficou divina, como eu adoraria apanhar aqui uma fatia......
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu diria o mesmo se a visse, Sao!
      E eu dava-te mais que uma fatia!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Que maldade, Mena!! Esta delicia é um pecado de tentação...;)
    Adorei e vou ter de fazer, pois fiquei com água na boca!!
    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou má, Paulinha! Só sou gulosa!
      Espero que faças e que gostes!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Meu Deus! Isto não se faz, tenho de perder 4 kg até ao verão! :-)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz, faz! Daqui até ao Verão ainda faltam um par de meses, Carla!
      Começas outro dia a dieta!
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Olá Mena,
    Eu não resistia, nem me contentava com uma fatia pequenina! A prova que não resisti é que mal a vi dei uma corrida até aqui para ver se ainda chegava para mim (eheheheheh).
    Um delicia que se come com os olhos (ainda bem)!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Lenita tens toda a razão! As fatias pequeninas, só servem para enganar!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Tens toda a razão, querida... o Chocolate nunca desaponta! Se o juntarmos ao caramelo, então, menos ainda (oh combinaçãozinha dos deuses!)... e saído das tuas mãos, então, é devaneio garantido, não há dieta que resista a isso! :P
    Bjos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que concorda comigo, por fim! Jijii
      A mistura é mesmo daquelas muito explosivas Mª João! Coisa boaaa!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Pois olha minha querida, a partir de agora, deixas de ser a Madame Bundette e passas a chamar-te Madame Indulgência ouviste?
    Olha, eu que não sou chocolate lover, como sabes, estou a ficar uma caramel addicted pois só me saltam aos olhos receitas com o dito e estou a ficar muito preocupada, lol!!
    Está linda a tua tarte minha Pierre Hermé da Sibéria e olha eu sei do que falas, porque tenho uma quase igual lá no Salsa Verde, que foi feita há uns anitos e nem quero relembrar aos homens cá da casa que ela existe, senão teria de a refazer e não quero correr o risco de um dia destes estar a gostar muito, muito de chocolate, lol!!
    Beijinhos aos 3,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por este andar, o que não faltam são nomes para a Rapunzel né? Jijiji
      Pois... Tu és mais caramel lover! Mas é daquelas coisas que não se podem resistir e tu sabes!
      Vou-te denunciar aos homens da casa, para que reclamem com a providência para fazer uma tarte assim!
      Se ficares adicta ao chocolate, não há problema! O chocolate é antidepressivo, sabias? Jijij
      Beijinho triplicado!

      Eliminar
  9. Está divinal, muitos parabéns pela coragem e pelo resultado, deve ser maravilhoso mesmo! um beijo

    ResponderEliminar
  10. Pouco há para acrescentar ......Simplesmente sublime!!!!!!
    Bjkas

    ResponderEliminar