1.6.13

Dia Um... Na Cozinha






De manhã cantarolava uma música da moda. Da moda para quem está atento às novidades, porque eu por aqui nem sempre posso estar a ouvir a minha rádio preferida, mas sempre que posso ligo-a e deixo tocar.

A Sorte Grande da Lúcia Moniz e do João Só... Já sei que não tem nada a ver com os pequenos, mas se vejo por outro lado, não vou ter uma sorte mais grande na minha vida.

E são as crianças, as minhas, as vossas, as dos vizinhos, que me fazem acreditar que tuda na vida é possível. Quando somos mais novos, temos aquela vontade de crescer, de sermos maiores.... Para quê? Se crescemos também aumentam as responsabilidades e as preocupações. Deixamos de olhar as coisas com a ingenuidade de uma criança e perde-se o encanto.

E como se costuma dizer, mal daquele que não guarda o seu lado infantil. O meu quando teima em aparecer, é um carrossel!! Ainda consigo ser pior que os meus pequenos...







"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: a ternura, pelo que é, e respeito pelo que poder vir a ser." (Pasteur)


Dia Um! Sim e hoje especial porque é o dia da Criança! Mas apartir de hoje, começa um desafio criado no grupo de Contribuidores do Cooking World, do qual eu já vos falei. Ora um grupinho onde se fala de tudo! As nossas experiências culinárias, as nossas vivências, enfim o que apareça estamos aí uns para os outros.

Foi numa dessas tertúlias que surgiu esta ideia! Se bem que começou com um pão com queijo derretido da Lorraine Pascal, que a Isabel estava a ver! E de repente acabámos nos brownies que a Aida viu. Assim de simples não? Pois ficou o desafio e este Dia Um... Na Cozinha temos Brownies.

Em suma nesta lista de blog's que vos deixo aqui em baixo, vai haver brownies para todos os gostos! E não deixem de ver, porque valem a pena!!!











Uma lista de passagem obrigatória, hoje e sempre!!

Deixa-te de conversas Mena, e traz o brownie! 

Foi a minha 2ª experiência com este tipo de doce, e o primeiro foi o Brownie da Macu Mani. Podia ter repetido, podia, mas não me apeteceu e andei uns dias à procura de inspiração! Ai o que eu fui fazer... 

Aviso já que é um desafio! E foi um desafio fazer e mais que tudo comer.... Não o vou voltar a repetir... É impossível parar de comer!!!




Brownie de Caramelo
A receita veio daqui, mas usei só metade das quantidades.

Ingredientes:
  • 80 gramas de manteiga sem sal
  • 180 gramas de chocolate meio amargo (55 %)
  • 150 gramas de açúcar
  • 3 ovos tamanho M
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 90 gramas de farinha
  • 1 pitada de sal
  • 60 gramas de nozes picadas
  • 200 gramas de caramelos Werther
  • 60 ml de leite evaporado
  • 90 gramas de pepitas de chocolate meio amargo (55%)




Execução:
Colocamos o chocolate e a manteiga numa taça refractária e colocamos em banho maria, sem deixar que a água toque no fundo da taça. Deixamos que se derreta lentamente.

Entretanto pré-aquecemos o forno a 180 ºC. Colocamos as nozes picadas numa bandeja e levamos a tostar. A tostar! Assim que sintam o cheirinho pela cozinha estão prontas, e não se sentem à conversa no Facebook porque correm o risco de as deixarem queimar! (voz da experiência).

Retiramos o chocolate, ainda com pequenos pedaços de manteiga inteiros, do banho-maria e deixamos que se acabem de derreter pelo calor residual. 

Mexemos bem e juntamos o açúcar. De seguida adicionamos os ovos, 1 a 1, mexendo bem entre cada adição. Por fim juntamos a farinha, a pisca de sal, e a baunilha. Misturamos bem de modo a obtermos uma massa homógenea. Por fim juntamos as nozes.

Forramos um tabuleiro rectangular pequeno com papel vegetal. De seguida deitamos metade da nossa massa de brownie. Levamos ao forno durante 10 minutos aproximadamente. Não estará completamente cozido mas o suficiente para colocarmos o caramelo. Enquanto arrefece o brownie, colocamos os caramelos e o leite evaporado numa panela de fundo grosso e deixamos que se derretam. Deixamos arrefecer um pouco, e colocamos directamente sobre o brownie já cozido. Em cima do caramelo podemos colocar algumas nozes extra e pepitas de chocolate. Eu coloquei um pouco dos dois.

Por cima deste caramelo deitamos o restante da massa do brownie, delicadamente e tapamos todo o caramelo.

Levamos ao forno durante mais ou menos 15 minutos e retiramos quando esteja cozido. Ou seja, ao espetar uma faca, esta deve sair seca e não com pedacinhos de massa agarrada.

Antes de cortar deixar arrefecer como minímo 3 horas. ( Mas no primeiro pedaço que provarem vai valer a pena a espera!)





Há dias em que fico mesmo surpreendida com o que sai da minha cozinha. E este brownie, foi uma agradável surpresa! Demasiado tentadora e pecadora que não se pode fazer muitas vezes. Quando provei o primeiro pedaço, sim porque o problema é ficar só pelo primeiro, lembrei-me da Rita e da descrição que ela deu a uns brownies, "húmidos e sexy's"! Este além disto, tem aquele toque do caramelo pelo meio... E quando encontramos as nozes....






Depois deste primeiro desafio, espero que venham muito mais! E que seja o motivo para continuarmos todos neste grupo fantástico. 

E em dia da Criança, deixem-se lambuzar!!

Alguém quer um caramelo?

47 comentários:

  1. Mena, isto não se faz! Anda aqui uma pessoa a evitar abrir o frigorifico para não dar de caras com a magnifica tarte Brownie e a devorar de uma vez só e agora vens tu tentar-me com estes deliciosos Brownies? Socorro, não há dieta que aguente. O bom disto tudo é que, segundo dizem nem vai haver verão.
    Olha, ficaram lindos os teus brownies e eu adoro caramelo. Reserva aí uma fatiazinha para mim, pode ser?! Beijinho. ;)

    Célio Cruz

    ResponderEliminar
  2. Já vi, já comi e já fiquei com inveja :)
    estão lindos e como te disse gulosos e decadentes :)
    Adoro estes quadrados feios mas quando os trincas são divinos.
    Fantásticos e as fotos estão lindas
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Como sempre Mena, não me desiludes. Em cada receita que partilhas deixas-me de água na boca e este brownie não é excepção, adorei!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Que interior fantástico, mesmo gulosos!

    ResponderEliminar
  5. Ai, Mena...o que foste partilhar! Agora vou ter que fazer! Estes brownies são certamente deliciosos...Amei a sugestão e fica a promessa: quando fizer partilho as fotos contigo.
    Já estou a imaginar uma fatia dessa maravilha com uma bolinha de gelado...Fantástico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Wuoaaaaa!!!! lo del caramelo es lo más divino, y encima me lo has envuelto para regalo, ohhhh, ahora mismo paso a buscarlo, antes de que se lo lleva alguien jejeje, besotes.
    Ettore

    ResponderEliminar
  7. Sem palavras .... que aspecto!!!
    Mas só de olhar já engordei 100g :))

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. tão tão...opá babei...

    Tão gulosos, lindos, maravilhosos.

    Um beijinho Mena

    paula

    ResponderEliminar
  9. Ui, imagino o debate interior que tiveste enquanto restavam brownies no prato!!Como?não como?Vou comer só um....mas apetece me outro!!!
    SEi bem o que passa te , pois com os meus foi o mesmo.Até já me pediram para fazer mais um tabuleiro...ou ainda melhor dois...
    Tenho tantos gulosos aqui em casa!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  10. Uau! Adorei Mena!
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ai ai Brownie com caramelo, o que podia pedir mais, irresistivel, a sorte é estares longe senão ia te roubar dois :)

    Adorei a música :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Minha nossa!!!
    Fiquei babando ou melhor ainda estou babando mas que fotos que delicia oh Mena isso não se faz :D
    Que maravilha, vais ter paciência mas vou ter que te levar um quadradinho :P

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. MInha querida, estes brownies ficaram uma autentica tentação, divinos e maravilhosos, que vontade de jogar a mão ao computador e tirar um pedaço cheio de chocolate e caramelo só para mim :) prova mais que superada amiga :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  14. Olá...
    Que aspecto divinais e deliciosos ;).... Vou tirar ;).... Adorei....
    Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Olá Mena, estes brownies são um autêntico pecado! Esse caramelo a escorrer, é uma tentação!
    Espero que tenhas passado um dia da criança muito feliz com os teus filhos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá, Mena!
    Feliz Dia Mundial da Criança!
    Eu fazia o "sacrifício" de te ajudar a comer e a estragar a dieta... Mas fica para a próxima, que este fim-de-semana é complicado e amanhã vou rebolar.
    O brownie ficou lindo e tentador, mesmo à la Mena! Excelente receita para uma excelente iniciativa! Parabéns ao Cooking World e a todos os bloguers participantes!
    Um beijinho grande para ti e outro muito especial para os meninos!
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Que maravilha Mena... vou tentar que os experimentar que fiquei a aguar... :) e vou visitar os outros tb.. beijocas e bom domingo

    ResponderEliminar
  18. Nossa amiga! Arrasou!
    Meu, nunca comi brownie de caramelo e só fico imaginando a delicia que deve ser.
    Quando pequena adorava demais caramelos e sinceramente nunca mais reparei onde vende. Mas agora me deixaste tentada a procurar e fazer esta receita. Sério, está de babar. Parabéns :)
    Beijãooo

    ResponderEliminar
  19. Mena ,lo que tú tienes es maldad,no se puede poner esta receta y estas pedazo de fotos el 1 de Junio,esto se hace en Enero que no hay posibilidad de lucir michelín...Me la apunto y me voy a comprar una faja para ir embutiéndome,ajajaja
    Un beso y buen domingo

    ResponderEliminar
  20. Chegar aqui logo de manha e ver este maravilhoos brownie é de ficar logo com agua na boca.
    Esta fantástico ,era capaz de comer já dois...adorei.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Querida Mena,
    Fico a babar só de olhar para o caramelo derretido que esses brownies têm. Gostei muito, até porque tenho um saco de caramelos e não sabia o que fazer com eles.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  22. Como explicar o que sinto quando olho e me imagino provar esses brownies?
    E como explicar o que sinto quando olho e vejo um quadrado grande, embrulhado num laço lindo que depois de aberto e cortado deixa ver um delicioso recheio?
    Não sei explicar o que sinto, mas o que sinto é muito bom! Tão bom, tão bom, como bons, muito mas mesmo muito bons imagino que sejam os teus brownies.
    Para mim e talvez para muitos, os teus brownies entram para o pódio!

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  23. Até me senti criança ao ver essas brownies, que aspecto guloso! Chocolate e caramelo é demais!

    ResponderEliminar
  24. Por cá tentei fazer caramelos, mas sairam moles demais (é o que dá não ter termómetro e fazer a olho!). Já estes brownies estão incríveis!!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  25. Todavía no ha pasado la Macu por aquí?. Cuando vea tu brownie se le van a caer dos lagrimones que ni a la Virgen de la Macarena....jajaja. Yo ya estoy llorando de lo fantástico que te quedó. Un besito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mira el Jose que bien se lo pasa, a llegado antes que yo, y ya ha cogido un cacho de brownie, eres la pera limonera.
      si es que hoy estoy fatal , me pesan demasiado mis rulos ,
      pero me has alegrado la tarde despues de ver ahi a esa Macumani,
      que veo que quieres tanto , gracias por conocerte, gracias por ser tan buena,
      gracias por ser LA GRANDE MENA.
      TE QUIERO UN MONTON..y lo sabes

      Eliminar
  26. Os brownies estão excelentes, mas esse recheio, ai meu Deus, dá cabo de mim, o que eu gosto desses caramelos!!
    bjs

    ResponderEliminar
  27. Que brownies pecaminosos, Mena! Lindos e irresistíveis! Apesar de serem uma bomba não me importava de comer um quadradinho, afinal preciso sempre de energia, não?! ;)
    Bjs e bom domingo!
    Paula

    ResponderEliminar
  28. Que aspeto deciooooooooooso!! Eu não posso ver estas coisas, fico logo com vontade de ir para a cozinha fazer um.
    Mena tu estragas-nos com mimos. Está na hora do lanche, quero uma fatia. Pode ser??
    Ai, ai , ai...
    bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar
  29. Olá Mena,
    hoje vou conseguir esquecer o você, e acho que até apostava uma fatia deste maravilhoso brownie como vou conseguir.
    Eu cá acho que as crianças são e serão sempre o melhor do mundo, rendo-me a qualquer piada deles e quando são pequenitos não há como resistir.
    Agora em relação a estes Brownies Mena, só te digo que estão sublimes e com caramelos espanhóis como eu lhes chamo é que devem ser fantásticos, o interior deixa adivinhar umas gramas a mais na balança mas uma vontade compulsiva de devorar vários quadrados.
    Adorei muito muito:)

    beijinhos e para os "piquenos" também

    ResponderEliminar
  30. Maravilloso, como siempre una delicia estar por aquí. Gracias por compartir tus elaboraciones.

    ResponderEliminar
  31. Se vivessemos perto, haveria boas possibilidades de eu hoje não largar a tua porta enquanto houvesse delícias destas por aí! Que deliciosos devem ter ficado!

    Bom início de semana!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  32. Querida,

    Os teus Brownies desfilaram vaidosos nesta passerelle de decadência tão boa que aconteceu ontem ! :)
    E que lindos eles estavam, com a sua coroa de pepitas e com um traje de chocolate e caramelo que tira do sério qualquer guloso que se preze !
    ADOREI !
    Estão, além de belos... muito belos, com um aspecto de facto sedutor e atraente ! :)

    Parabéns amiga, brilhaste no desfile !

    Beijinho grande *

    Isabel

    ResponderEliminar
  33. Mas que brownies tentadores estes!!!!

    Já fiquei a piscar o olho a um quadradinho ;)


    Beijinhos e uma boa semana!
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/tarte-de-laranja-e-framboesas.html

    ResponderEliminar
  34. Acho que todas nos adoramos este desafio e acho que começamos com chave de ouro! Sem demérito para as outras receitas fantásticas que desfilaram (incluindo a minha) a tua foi a que me deixou mais agitada e insegura com minha dieta :-)... Adoro caramelo amiga e cada foto que aparece no ecrã apetece mordiscar... O mario ja começa a olhar para mim de lado a media que vou aproximando a língua o ecrã do IPad... Que vergonha! Bem, adorei a receita linda e um dia, quando per. Os malditos 3 kg que tenho a mais, juro que festejo com esta receita! Uma excelente semana amiga!

    ResponderEliminar
  35. Uf! enseñar esto y no poder probar uffff!!!!!
    que pinta tiene!!
    con lo que me gusta el caramelo!!!
    Mena, estupenda esta brownie con caramelo
    un beso

    ResponderEliminar
  36. Oi Mena, ficou lindo e delicioso.Beijos e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  37. Olá Mena!

    Os teus brownies estão lindos e com uma aparência muito gulosa! Adorei e são realmente tentadores.
    Que pena tive de não conseguir participar!
    Um beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  38. Ai Mena, que brownies fantásticos!!! Mas tu queres matar-me do coração?? Fico com vontade de ir a voar até à tua Sibéria para roubar um bocado :) e logo com esses caramelos que eu adoro!!!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  39. Essas fotos estão de babar... K aspecto deliciosoooo :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Bem, já vim aqui a esta receita umas 3 vezes e só hoje tenho oportunidade de comentar. Olha, não há palavras para descrever esta tua mistura de chocolate e caramelo. Francamente tentadores. Gostei mesmo muito.
    Beijinhos grandes
    Maria

    ResponderEliminar
  41. Jasus Cristo!!! Tu quando me mostraste estas belezuras eu fiquei a pensar: Possa, com isto não há depressão que resista!!! Ainda agora sempre a foto passa pelos meus olhos fico logo com a baba em fio... lololol
    Não menosprezando ninguém mas de todos os brownies os teus ganham o primeiro lugar e com essa fita polka dot a darem-lhe um ar inocente na decoração é mesmo a dizer: C-O-M-E- M-E!!!!!
    Pecadora, é isso que tu és!!!
    Eu já venho, espera que o quarto email vai sair daqui a instantes!

    beijoca!

    ResponderEliminar
  42. Ai que bom aspecto que têm estes brownies!! Muito obrigada pela receita, vou de certeza experimentar! Chamo-me Andreia e descobri ontem este blog fantástico que já adicionei aos meus favoritos! Também tenho um blog de receitas (receitascasa.blogspot.com) mas este aqui está muito bem feito e gosto imenso das fotos! Parabéns e continue assim, Mena!

    ResponderEliminar