13.1.13

Um pouco de mim...

Visto que a cada dia que passa vou tendo mais gente por aqui, acho que têm o direito de saber quem sou. Ou pelo menos um bocadinho mais. Tirando o nome do blog que indica que sou Mãe, de um casal de gémeos de 4 anos, de nome Maria e Tomás, sou uma beirã de gema. Que trago no peito a cidade que me viu nascer e que me viu partir.


Nascida e criada há uns quantos anos na magnífica cidade de Viseu, que só me viu partir quando viajei até Timor Lesta há 12 anos atrás, um dia decidi-me a sair da minha cidade e procurar um novo futuro no estrangeiro. Sim, sou emigrante, embora não me considere como tal. Apenas vivo e trabalho longe de casa.
Vivo em Andorra, mais concretamente em Pas de La Casa, no coração dos Pirinéus, onde o clima não ajuda muito ao meu humor, visto que constantemente a neve nos brinda com a sua presença. Afinal de contas és uma estação de ski!


Visto assim parece um postal, mas acreditem que a vidinha de uma Mãe solteira, com 2 criaturas, por aqui não é nada fácil.

Vai fazer 7 anos que estou aqui e foi aqui que nasceram os gémeos. E visto a situação do nosso País, e assuntos pessoais que não há necessidade de mencionar, vou continuar por aqui, até que me toque um Euromilhões.

E agora depois de ter dito duas palavritas e pela paciencia por terem lido, deixo a ultima receitei que cusquei no blog Kanela y Limón.

Gemas de Amêndoa

Ingredientes:


  • 200 gramas de leite condensado
  • 150 gramas de amêndoa sem pele moída
  • 3 gemas de ovo
  • Açucar q.b

Execução: 

Misturamos todos os ingrediente e levamos ao lume mexendo sempre, até que a mistura se descole das paredes do tacho. Deixamos arrefecer e formamos pequenas bolinhas, de aproximadamente 20 gramos, e depois passamos por açucar e servimos.


Deixei arrefecer toda a noite e guardei no frigorifico e fiz no dia seguinte. Deixar que a massa se ponha a temperatura ambiente.

Parecem brigadeiros, mas sem chocolate. Fazem me lembrar pequenas bolinhas de massapão. Uma pequena tentação!

Para mim tudo o que leve amêndoa fica bom. E estas não foram excepção. Aqui não as fotografei com as forminhas de papel, mas quando as distribui pelas amigas coloquei-as nas ditas.

Um miminho muito agradável e muito rápido! Que vos parece?

23 comentários:

  1. Gostei de te conhecer mais um pouco,acho que és uma mulher de armas para imigrares e criares os teu filhos .
    Tenho um irmão que esta em Andorra á mais de 20 anos.
    Adorei a receita bem ao meu gosto,hei-se fazer.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meninos já nasceram no estrangeiro e dadas as circunstancias por aqui ficamos!
      Uiii São estas gemas são uma pequena maravilha!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Hoje, passo o dia a chorar.
    Leio os blogs, leio a vida, leio os desgostos, leio pessoas fantásticas, sofredoras, mães sozinhas,mães verdadeiras.
    O que se passa no mundo das mulheres?
    Um abraço.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de dizer que leio as deliciosas receitas mas não as ponho em prática.
    Evito comer doces.Alguns, :).
    E para dizer que é uma jovem muito bonita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria de vez em quando um docinho não faz mal!! Eu faço, mas distribuo pelas amigas aqui, senão qualquer dia não cabia nas portas.
      Isso de ter passado o Domingo a chorar é que não estava nos planos! A vida obriga-nos a não baixar os braços! E é isso que teu tento fazer! Baixei uma vez e agora toca de recomeçar!!
      Quanto ao que se passa no mundo das mulheres, não sei ao que se refere, mas depois da revolução industrial, veio a emancipação feminina, e desde então o mundo deixou de ser só dos homens!!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Gostei de saber mais sobre ti!
    E adorei essas gemas, tão gulosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Luísa experimenta estas gemas!! São divinas!!
      Com o tempo vou contando mais!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Lindas as gemas, amiga, tão perfeitinhas, uma delicia ! :)

    Gostei muito de te conhecer um pouquinho mais, desconhecia que moravas fora de Portugal, não conheço Andorra, mas já ouvi falar muito bem daí !

    Beijinhos e obrigada por partilharas um pouquinho mais da tua vida connosco ! :)´

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia confirmar se no perfil do google tenho a localização!! Por isso à vezes no Facebook, ponho a minha Sibéria!! É como carinhosamente lhe chamo.
      Então já ouviste falar de Andorra, e bem? Eu sou suspeita e não posso dar opinião! Quando venha como turista, certamente mudo!
      Qualquer dia conto mais qualquer coisa!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Boa Noite,

    Infelizmente com dois filhos pequenos, se aí têm emprego estável, por muito que fosse bom voltar a Portugal, é melhor ter estabilidade! Melhores dias virão! :)

    Bem, gostei muito da receita das gemas! Devem ser mesmo boas! :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por agora o trabalho é estável, mas por aqui a crise também se nota! Mas visto o não visto, por aqui ficarei!!
      E são muito boas Marlene!!! Experimenta!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Mena, somos duas fora de Portugal até que nos saia o Euromilhões! És uma guerreira, pois com 2 filhotes tão pequenos e sozinha tens todo o valor! Que a vida te sorria sempre!
    Eu ainda não tenho pequenotes, quem sabe um dia :) Sabes, já vivi numa zona como aquela onde vives e tens razão, são autênticos postais de Natal :) O que mais me custa é as saudades da família que são sempre muitas e todos os dias sinto falta dela!
    Mas deixemos-nos de tristezas e passemos ao que interessa! Adorei estas gemas de ovo! Ai sou tão gulosa!

    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também espero que me saia o Euromilhões!! Não pensava 2 vezes o sitio onde ia gastar esse dinheirinho!! Ehehe...
      Algum dia chegarão os teus pequenotes Kinhas!!
      São boas, mesmo boas!!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá! Gostei de a conhecer mais um pouco,Não fazia ideia que vivia fora de Portugal.
    Parabéns por ser uma mulher de armas Seja feliz!
    Adorei as gemas.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo só isso Paula, vivo fora de Portugal!
      A cabeça e o coração estão sempre lá!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Mena,

    Gostei muito de saber um pouco mais sobre ti! Não conheço Andorra, e adorava visitar, acho lindo! Claro que viver o dia a dia sujeitos às taras do tempo... não deve ser fácil!
    As gemas estão com um aspecto maravilhoso!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que biom ver-te por aqui Mª José! Sim é lindo para os de fora!! Ehehe....
      Obrigado pela visita!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Essas gemas estão mesmo super apetitosas!!
    Gostei de saber mais de ti :)
    beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos poucos vou contando mais Xana! Uma coisa de cada vez!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Mena,
    vim retribuir a tua visita e já fui espreitando o blog... gostei de te conhecer, és uma guerreira não há dúvidas. Espero que a vida te sorria e que sejas muito feliz. Vi que eras de Viseu, eu vivo em Mangualde há muitos anos (vim de angola)e tenho amigos que frequentaram o mesmo liceu que tu :) o mundo afinal é pequenino :)
    Não conheço Andorra, mas sempre ouvi dizer bem e a neve faz parte desse encanto.
    Quando vieres a portugal, diz-me que gostarei de te conhecer.
    As gemas de amêndoa são deliciosas e os teus gémeos é que devem ter adorado :)
    Bjns e um feliz fim de semana

    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/


    ResponderEliminar
  12. Isabel obrigado por essas palavras! Quanto a Andorra, pois foi o que apareceu na altura que decidi sair. Conheço bem Mangualde!! Trabalhei em outros tempos por aí, quando estava na associaçao! E o que conheço melhor, sao mesmo os pasteis do patronato!
    Espero ve-la por aqui mais vezes! E claro que sim, qd for de ferias temos encontro marcado!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Sabes onde estou agora Mena querida... Em Viseu. Só hoje estas tuas palavras e achei um espectáculo seres de Viseu. O meu marido é de cá e a minha sogra tem cá uma grande casa em Farmnhao onde nos juntamos muitas vezes ( sao 7 irmãos). Estamos cá este fim de semana todos a festejar o Natal que este ano a minha sogra o passou com uma das minhas cunhadas em NY e por isso o nosso ficou adiado para este fim de semana.....
    Que coincidência gira.. :)))))))
    Um beijinhos muito grande e continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és assim Mafaldinha!! Só dás conta depois!! Estás numa terra encantadora, com gente maravilhosa! Aparte do trabalho da Associação, também cheguei a fotografar por aí!! E já verás como ainda vai haver alguém que se lembra de mim, se lhe perguntas!
      Beijinho e bom domingo!!

      Eliminar